sexta-feira, outubro 14, 2005

As três peneiras

Um certo homem foi transferido de seção. Logo no primeiro dia, para fazer média com o novo chefe, foi dizendo:
– Chefe, o senhor nem imagina o que me contaram a respeito de Fulano. Disseram que ele...
Nem terminou a frase, o chefe interrompeu:
– Espere um pouco. O que vai me contar já passou pelas três peneiras?
– Peneiras? Que peneiras, chefe?
– A primeira peneira é a da VERDADE. Você tem certeza de que esse fato é absolutamente verdadeiro?
– Não. Não tenho não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram.
– Então sua história já vazou a primeira peneira. Vamos então para a segunda, que é a da BONDADE. O que você vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?

– Claro que não! Nem pensar, chefe.
– Então, sua historia vazou a segunda peneira também. Vamos ver a terceira peneira que é a NECESSIDADE. Você acha mesmo necessário me contar esse fato ou mesmo passá-lo adiante?
– Não, chefe. Passando pelas peneiras, vi que não sobrou nada do que iria contar.
Pois é. Já pensou como as pessoas seriam mais felizes se todos usassem essas peneiras? – diz o chefe.
- Da próxima vez em que surgir um boato, submeta-o às três peneiras antes de passá-lo adiante, porque:
• pessoas inteligentes falam sobre idéias,
• pessoas comuns falam sobre coisas e
• pessoas medíocres falam sobre outras pessoas.

Nenhum comentário: